PUBLICIDADE
Notícias

Aneel retira de pauta reajuste das tarifas da usina de Itaipu

10:25 | 08/12/2015
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) retirou de pauta o reajuste da tarifa da usina de Itaipu. O motivo não foi informado pela diretoria do órgão regulador.

No ano passado, a tarifa cobrada pela usina aumentou 46,14% e foi uma das principais causas do tarifaço do início deste ano. O reajuste foi elevado porque a Aneel autorizou o repasse das despesas da Eletrobras com o risco hidrológico ao longo de 2013.

Neste ano, o risco hidrológico de Itaipu já está sendo pago por meio da arrecadação do sistema de bandeiras tarifárias. Por isso, a expectativa é que o aumento seja inferior ao patamar registrado no ano passado.

Por outro lado, como a tarifa da usina é cobrada em dólar, é esperado que a valorização da moeda dos EUA frente ao real pressione a tarifa para cima.

Transferência

A Aneel homologou e adjudicou parcialmente o resultado do leilão das hidrelétricas antigas, realizado em 25 de novembro. Com o ato, as usinas Jupiá e Ilha Solteira, arrematadas para China Three Gorges, foram oficialmente transferidas para a empresa.

A CTG se adiantou em relação aos prazos formais do leilão e, por isso, teve a homologação e adjudicação já na reunião de hoje. As outras empresas que arremataram usinas na licitação, como Cemig, Copel, Celg, Celesc e Enel, terão os processos analisados na reunião da próxima semana.

Para administrar as usinas, a CTG criou a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Rio Paraná Energia. A assinatura do contrato de concessão está prevista para 30 de dezembro.

No leilão, a CTG arrematou as usinas sem deságio e se comprometeu a pagar uma outorga de R$ 13 bilhões. A primeira parcela, de R$ 9 bilhões, deverá ser paga em 30 de dezembro. Juntas, as duas usinas, que pertenciam à Cesp, possuem quase 5 mil MW de potência.

TAGS