PUBLICIDADE
Notícias

Weidmann, do Bundesbank: escândalo da Volkswagen não vai afetar economia alemã

18:05 | 08/11/2015
A economia da Alemanha está em uma trajetória de crescimento robusto neste ano e não será afetada negativamente pelo escândalo da falsificação de dados sobre emissão de poluentes que atinge a Volkswagen. A afirmação é de Jens Weidmann, presidente do Bundesbank alemão e membro do Conselho Diretor do Banco Central Europeu (BCE), em entrevista publicada neste domingo pelo jornal Der Tagesspiegel.

Weidmann reconheceu que o crescimento da economia alemã provavelmente desacelerou no segundo trimestre, mas destacou que nem a Volkswagen, nem o Deutsche Bank são representativos da economia do país. No fim de outubro, depois de seu informe de resultados mostrar prejuízo no terceiro trimestre, o Deutsche Bank anunciou o fechamento de suas operações em dez países e demitir 9 mil funcionários.

O presidente do Bundesbank também disse que a indústria automotiva teve um bom desempenho em outubro e não parece ter sido afetada pelo escândalo da Volkswagen.

Falando sobre as dezenas de milhares de refugiados que estão indo para a Alemanha para escapar de conflitos no Oriente Médio e na África, Weidmann disse que levará tempo para integrá-los ao mercado de trabalho, mas ressalvou que a presença deles poderá ajudar o país a lidar com o problema do envelhecimento de sua população. Segundo ele, a Alemanha tem como lidar com o fluxo de refugiados sem ter que emitir dívida nova. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS