PUBLICIDADE
Notícias

Receita diz que não prorrogará prazo para emissão de guia do Simples Doméstico

10:52 | 04/11/2015

A Receita Federal informou nesta terça-feira, 3, que não prorrogará o prazo para emissão da Guia Única do Simples Doméstico. O documento está disponível desde domingo, 1, no site eSocial, mas a geração apresentou falhas por três dias consecutivos.

 Segundo o subsecretário de Fiscalização da Receita, Iágaro Martins, o sistema é monitorado e passa por ajustes desde domingo. A expectativa da Receita é que, após novas correções, o sistema atinja nesta quarta, 4, uma velocidade que permita emitir a totalidade das guias até quinta-feira, 5, um dia antes do prazo final para pagamento sem multa.

 Caso a estimativa não se concretize, a Receita anunciará um plano de contingenciamento, disse Iágaro. De acordo com a Receita, até o momento, foram emitidas 134.740 guias, o equivalente a 13% do total. Iágaro Martins disse que, na manhã de hoje, a performance do sistema melhorou e houve pico às 11h, com emissão de 34 mil documentos em menos de uma hora. No entanto, no início da tarde, o desempenho voltou a cair, atingindo uma média de 5 mil guias por hora.

 "Emitimos praticamente 80 mil guias terça, mais que o dobro do primeiro dia. Nossa expectativa é que a emissão retorne aos patamares que tínhamos pela manhã. Até as 12h de quarta, vamos dizer se conseguiremos entregar com velocidade e então faremos uma nova análise de cenário", afirmou o subsecretário. Ele disse ainda que o contribuinte não deve se preocupar. "As pessoas não precisam se preocupar. Nós não vamos deixá-las sem cumprir sua obrigação."

 Questionada se o plano envolveria prorrogação de prazo ou outra maneira de emitir a guia, a coordenadora de Tecnologia e Segurança da Informação da Receita, Cláudia Maria Andrade, disse que, por enquanto, essa possibilidade não é cogitada. Segundo ela, o contingenciamento envolveria aspectos de tecnologia e infraestrutura. "Não se está, neste momento, trabalhando com um plano de contingência que seja algo diferente dessas questões internas, de infraestrutura", afirmou.

 

Agência Brasil

TAGS