PUBLICIDADE
Notícias

Praet, do BCE, prevê que zona do euro alcançará nível de 2008 no 1° trimestre

09:05 | 06/11/2015
A economia do zona do euro vai voltar aos níveis de 2008 no primeiro trimestre de 2016, oito anos depois da crise financeira internacional, afirmou hoje o economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Peter Praet.

"Serão oito anos para alcançar o nível de 2008...é um período muito longo", disse Praet, durante conferência em Frankfurt.

Praet também comentou que as compras de ativos do programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) do BCE vão continuar até que haja um ajuste sustentável na trajetória da inflação da zona do euro.

Pelo QE, que teve início em março, o BCE vem comprando mensalmente cerca de 60 bilhões de euros em ativos, formados principalmente por bônus soberanos. A princípio, o QE ficará em vigor até setembro do próximo ano.

A inflação da zona do euro, no entanto, não tem dado sinais de convergência para a meta do BCE, que é de taxa ligeiramente inferior a 2%. Na leitura preliminar de outubro, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do bloco ficou estável na comparação anual, depois de cair 0,1% em setembro. Com informações da Dow Jones Newswires.

TAGS