PUBLICIDADE
Notícias

Movimento do comércio cai 2,2% nos 12 meses até outubro, diz Boa Vista SCPC

11:10 | 23/11/2015
O movimento do comércio brasileiro caiu 2,2% nos 12 meses encerrados em outubro deste ano em relação aos 12 meses anteriores, informou a Boa Vista SCPC, na série sem ajuste sazonal. O cálculo é feito com base no número de consultas que empresas do varejo fizeram à base de dados da instituição, que reúne informações dos consumidores.

No acumulado do ano até outubro, o movimento recuou 2,6% em relação a igual período do ano passado, também na análise sem ajuste. Já na comparação entre outubro e setembro, houve alta de 0,4%, dessa vez com ajuste sazonal. O indicador entrou no território negativo em julho e, desde então, não saiu mais. Em vez disso, acelerou a queda.

Em nota, a Boa Vista SCPC atribui a piora do movimento a fatores macroeconômicos como elevação dos juros, aumento do desemprego e inflação, que afetam "de forma intensa a confiança e o poder de compra do consumidor". "O ano de 2015 deverá marcar a atividade varejista como um ano recorde na diminuição das vendas, efeito que provavelmente se estenderá também para 2016", afirma a instituição.

Dentre os setores, o de Móveis e Eletrodomésticos apresentou baixa de 4,3% nos 12 meses até outubro. Em relação a setembro, houve alta de 4,0%. A categoria Tecidos, Vestuários e Calçados caiu 3,9% em 12 meses e registrou retração de 1,9% na comparação com setembro.

A atividade do setor de Supermercados, Alimentos e Bebidas caiu 1,3% em 12 meses e ficou estável no mês. Por último, Combustíveis e Lubrificantes teve queda de 1,9% em um ano e apresentou baixa de 0,4% na variação mensal.

TAGS