PUBLICIDADE
Notícias

MME anuncia que 1ª turbina de Teles Pires está apta a entrar em operação

14:50 | 06/11/2015
O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou nesta sexta-feira, 6, que a primeira turbina da Usina de Teles Pires, na divisa do Mato Grosso com o Pará, está apta para entrar em operação. Com isso, o empreendimento adiciona 364 megawatts (MW) na oferta de eletricidade do País. Até o fim do ano, as cinco turbinas da usina deverão estar em pleno funcionamento, com uma capacidade instalada total de 1.820 MW.

"É uma boa notícia. Foi concluído nesta madrugada o teste de 96 horas contínuas de funcionamento da primeira máquina geradora da usina e desta forma ela está pronta para entrar em operação comercial nos próximos dias, assim que receber a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)", afirmou o secretário-executivo do MME, Luiz Eduardo Barata.

Apesar da entrada em operação de Teles Pires, o MME não prevê o desligamento de usinas térmicas por enquanto. "A usina ajuda a segurança do sistema e a manutenção do nível dos reservatórios. Mas não podemos dizer que haverá uma repercussão imediata no despacho das térmicas", acrescentou Barata.

Nessa primeira fase, a energia gerada pela primeira turbina será escoada para o Sistema Interligado Nacional (SIN) por uma linha de transmissão que vai de Paranaíta (MT) até Cláudia (MT), onde está instalada a usina. De lá, a ligação vai até uma subestação em Sinop (MT). Quando as cinco turbinas estiverem em funcionamento, será usada uma linha que ligará Paranaíta à subestação de Ribeirãozinho (MT) na divisa com Goiás. Essa linha mais longa deve ser concluída até dezembro.

"Em sua plena capacidade, a usina gera mais do que a demanda total do Estado do Mato Grosso. Por isso ela é muito importante, pois reduz a necessidade de vinda de eletricidade de outras regiões", destacou o diretor de operações do Operador Nacional do Sistema (ONS), Ronaldo Schuck.

TAGS