PUBLICIDADE
Notícias

Itaipu deve fazer nova liberação de água neste fim de semana

17:25 | 06/11/2015
A administração da hidrelétrica de Itaipu informou nesta sexta-feira, 6, que o vertedouro da usina será aberto entre os dias 7 e 8 de novembro, período em que o consumo de energia elétrica é reduzido. Com isso, a geração necessária é menor e sobra excedente de água no reservatório. O vertimento representa a liberação de água sem que a mesma seja utilizada para a geração elétrica.

A vazão prevista para o sábado é de aproximadamente 1,2 mil metros cúbicos de água por segundo, número que deve subir para 1,5 mil metros cúbicos de água por segundo no domingo. O volume de água será, dessa forma, equivalente à vazão média das Cataratas do Iguaçu, entre 1,2 mil metros e 1,5 mil metros cúbicos de água por segundo.

Em função do volume de chuvas que atinge a Região Sul do País e do excesso de água armazenada no reservatório da hidrelétrica, a administração de Itaipu tem aberto o vertedouro da usina com frequência.

No último mês, a primeira vez que a operação foi realizada foi entre os dias 17 e 19 de outubro. Na oportunidade, a usina chegou a escoar 4.589 metros cúbicos de água por segundo. Depois, entre o final de outubro e início de novembro, o vertedouro voltou a ser aberto. Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS) apontam que o volume de água armazenada nos reservatórios da Região Sul é superior a 97% neste momento.

Com o excesso de água, a usina também registrou três recordes históricos de geração de energia ao longo de outubro. O atual recorde é de 14.238 megawatts (MW), acima da capacidade nominal da usina, de 14.000 MW. Nesse período também a usina chegou a operar com a cota de água acima do patamar normal, que varia entre 218,30 metros e 220,30 metros acima do nível do mar.

TAGS