PUBLICIDADE
Notícias

Confiança do consumidor cresce 1,3% em novembro

Após ter chegado a 76,7 pontos, considerado muito baixo, o índice teve variação positiva no último mês.

09:03 | 25/11/2015
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teve variação de 1,3% em novembro, quando comparado a outubro deste ano. É a primeira vez que o indicador teve alta depois de seis quedas consecutivas do indicador com ajuste sazonal, ou seja, com ajuste para compensar diferentes cenários econômicos apresentados em cada mês em razão de comemorações festivas e feriados. Esse índice é medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo a Fundação, ele chegou a 76,7 pontos, considerado muito baixo em termos históricos. Essa mudança foi provocada por melhoria na previsão dos consumidores em relação aos próximos meses.

O Índice de Expectativas, subíndice do ICC que avalia o opinião dos consumidores em relação ao futuro, cresceu 2,1%, principalmente devido ao grau de otimismo com a economia nos próximos seis meses.

A parcela de consumidores que projetam melhora da economia avançou de 14% em outubro para 14,1% em novembro, enquanto aqueles que preveem piora caíram de 43,5% para 39,9% no período.

Por sua vez, a confiança do consumidor no momento presente, medido pelo Índice da Situação Atual, outro subíndice do ICC, ficou relativamente estável, ao variar apenas 0,2%.

Redação O POVO Online
TAGS