PUBLICIDADE
Notícias

Banco da Inglaterra (BoE) sugere alta de juro básico apenas no começo de 2017

09:55 | 05/11/2015
O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) sinalizou hoje que a necessidade de uma alta antecipada do juro básico do Reino Unido diminuiu, diante do enfraquecimento da economia global. Mais cedo, o BoE decidiu manter sua principal taxa de juros na mínima histórica de 0,5%, após reunião de política monetária, como previsto por analistas.

Em ata da reunião, o BoE cortou projeções de crescimento e de inflação do Reino Unido, em sua perspectiva mais cautelosa em meses, sinalizando que não tem pressa de iniciar o aperto monetário e que o juro básico não deverá subir antes do começo de 2017.

No documento, o BoE reduziu sua previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) britânico para 2015, de 2,8% para 2,7%, e também para o próximo ano, de 2,6% para 2,5%.

Além disso, o BoE apontou riscos negativos para economias em desenvolvimento já enfraquecidas e afirmou ser "improvável" que venha a reduzir seu programa de compra de ativos, atualmente em 375 bilhões de libras, antes que o juro básico alcance 2%.

O BoE reiterou ainda que futuras altas de juros serão limitadas e graduais.

A mensagem "dovish" do BoE vem como uma surpresa para investidores e economistas, muitos dos quais esperavam que o BC inglês indicasse que os mercados foram longe demais ao adiar as expectativas para aumento de juros no Reino Unido para além de 2016. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS