PUBLICIDADE
Notícias

Preço de referência de energia no mercado de curto prazo sobe 5%

14:20 | 02/10/2015
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) estabeleceu em R$ 217,18/MWh o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para o período de 3 a 9 de outubro para todos os submercados. O valor representa um aumento de 5% em relação ao da semana anterior. O PLD é o preço de referência do mercado de curto prazo de energia.

As afluências esperadas para outubro permanecem em 94% da Média de Longo Termo (MLT). No Sul, houve acréscimo de 2.800 MWmédios na revisão com afluências esperadas em 126% da média. Também há expectativa de elevação no Norte (67% para 73%), o que representa 100 MWmédios a mais no sistema. O Sudeste foi o único submercado com redução (-2.700 MWmédios) na afluência esperada para o período, revista de 98% para 85% da MLT. O Nordeste permanece com 42% da média esperada.

A CCEE informa que os limites de intercâmbio de energia entre os submercados não foram atingidos, resultando na equalização dos preços entre eles, assim como ocorrido nas semanas anteriores.

Já os níveis de armazenamento nos reservatórios do SIN ficaram cerca de 1.870 MWmédios mais altos que o esperado com índices positivos no Sudeste (+1.630 MWmédios), em razão do recebimento de energia, e no Sul (+640 MWmédios) provocados pelo aumento das afluências na região. Nordeste (-210 MWmédios) e Norte (-190 MWmédios) registraram quedas nos níveis.

Houve revisão na carga de energia do SIN prevista para a próxima semana, que sofreu redução de 350 MWmédios. Houve queda de 450 MWmédios na carga para a região Sul, impactado pela entrada das frentes frias, e elevação de 100 MWmédios para a região Norte. A carga prevista para Sudeste e Nordeste não sofreu alterações. O indicador dimensiona a demanda doméstica, além das perdas no sistema.

TAGS