PUBLICIDADE
Notícias

PMI industrial do Brasil sobe para 47,0 em setembro ante de 45,8 em agosto

11:00 | 01/10/2015
O índice de atividade dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial do Brasil subiu para 47,0 em setembro, de 45,8 em agosto, segundo dados sazonalmente ajustados da pesquisa da Markit. Leituras abaixo de 50 indicam contração da atividade, enquanto valores acima dessa marca apontam expansão.

Segundo a Markit, as taxas de contração dos volumes de novos pedidos e de produção diminuíram em setembro, apesar de a baixa permanecer acentuada. As empresas continuaram a cortar empregos e a reduzir os níveis de estoques. Por outro lado, os custos de insumos e os preços cobrados cresceram a taxas mais fracas, proporcionando uma trégua às empresas.

Foram observados níveis mais baixos de produção nas três principais áreas da economia industrial, com o declínio mais rápido sendo observado nas empresas de bens intermediários.

O PMI industrial teve uma média de 46,7 no terceiro trimestre, de 46,1 no segundo.

"Os dados do PMI para o Brasil ecoaram reduções mais brandas nos volumes de produção e de novos pedidos em setembro. Enquanto esses índices engatinharam, as perspectivas ainda parecem nebulosas, já que os problemas internos persistem e sugerem que a economia do País não se recuperará num futuro próximo", diz em nota a economista da Markit Pollyana de Lima.

TAGS