PUBLICIDADE
Notícias

PIB da Espanha cresce 3,4% no terceiro trimestre, na comparação anual

07:05 | 30/10/2015
A economia espanhola cresceu 0,8% no terceiro trimestre, na comparação com o trimestre anterior. Na comparação anual, o Produto Interno Bruto (PIB) do país avançou 3,4% no terceiro trimestre, mantendo um ritmo forte de expansão e dando mais um passo para registrar seu melhor ano desde 2007, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

O resultado do terceiro trimestre na comparação com o segundo representa uma desaceleração, na comparação com a alta de 1% registrada no segundo trimestre ante o primeiro. Por outro lado, na comparação anual o crescimento do PIB acelerou, passando de 3,1% no segundo trimestre para 3,4% no terceiro.

Vários economistas do setor privado avaliam que a quarta maior economia da zona do euro deve superar a marca de crescimento de 3% em todo este ano. Se confirmado, esse patamar será atingido pela primeira vez desde 2007, quando o país avançou 3,8%, antes de entrar em uma crise e em recessão, até conseguir voltar a crescer em meados de 2013.

Em 2014, a economia espanhola cresceu 1,4%. Em julho, o governo reviu sua previsão para o crescimento econômico do país neste ano, de 2,9% para 3,3%.

O primeiro-ministro Mariano Rajoy, que buscará a reeleição em 20 de dezembro, disse na segunda-feira que a economia do país gerou mais de 1 milhão de empregos desde janeiro de 2014 e que ela deve criar cerca de 600 mil vagas somente neste ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS