PUBLICIDADE
Notícias

Itaipu bate recorde de geração e supera nível de capacidade nominal da usina

09:55 | 21/10/2015
A usina de Itaipu, hidrelétrica responsável por atender aproximadamente 17% da demanda brasileira de energia, registrou na terça-feira, 20, um novo recorde de geração horária de energia elétrica. Durante a tarde, a usina alcançou a marca de 14.167 megawatts (MW) de geração, número superior à potência instalada da unidade, de 14.000 MW. A marca também superou o antigo recorde de 14.116 MW registrado em março passado.

O novo recorde é explicado pela cheia registrada nos últimos 12 dias, a mesma que obrigou Itaipu a verter água durante três dias, entre a noite de sexta-feira, 16, e a noite de segunda-feira, 19. A usina opera, neste momento, com o reservatório a 100% de sua capacidade de armazenamento de água.

A melhor condição operacional, associada à necessidade de a região Sul do País compensar a menor geração elétrica em outros submercados, como o Sudeste e o Nordeste, permitiu à Itaipu Binacional operar a plena atividade.

O resultado foi o registro de dois recordes em uma única tarde. Entre 12 horas e 13 horas da terça-feira, a usina alcançou a produção de 14.145 MW, um novo recorde histórico até então. Mais tarde, o novo recorde, de 14.167 MW, foi atingido.

Com a carga máxima, Itaipu tem representado o equivalente a 17% de toda a energia consumida no Brasil. A usina, ao mesmo tempo, também foi responsável por atender 75% da demanda do mercado paraguaio.

TAGS