PUBLICIDADE
Notícias

Ford investe em pesquisas de direção autônoma para lançar carros em 2020

O estacionamento totalmente automático faz parte do processo construtivo dos avanços das pesquisas de automação. A companhia já estuda o assunto há mais de uma década e prevê chegada de veículos autônomos em até cinco anos

16:11 | 30/10/2015
NULL
NULL

Manobra difícil e vaga estreita entre dois carros, sem espaço para abrir a porta. Muitos motoristas desistem de enfrentar esta 'missão' e ficam rodando atrás de um lugar menos complicado para fazer a parada. Mas, já imaginou descer do seu carro, controlar o veículo através de um controle remoto e estacioná-lo em um local apertado, sem complicação? Essa é uma das pesquisas avançadas da Ford, em busca da direção autônoma para o automóvel da próxima década, apresentada no Seminário Pesquisa e Avanço em Segurança Veicular realizado para imprensa em São Paulo, nesta quinta-feira, 29.

A companhia já investe em avanços das pesquisas de automação há mais de uma década e planeja lançar veículos autônomos em até cinco anos. Especialista na área de controle veicular, Thomas Lukaszewicz, responsável pela área de Direção Automatizada do Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford na Europa, esteve na Capital paulista para mostrar as novas tecnologias que serão implantadas nos veículos da montadora e os desafios para o futuro da mobilidade, que giram em torno de automóveis mais seguros, conectados e sustentáveis.

O estacionamento totalmente automático faz parte do processo construtivo dos avanços das pesquisas de automação. “Os requisitos técnicos do estacionamento totalmente automático se baseiam no desenvolvimento adicional e combinação de sistemas que já são usados hoje. No futuro, teremos os carros autônomos”, disse Thomas. O especialista adiantou que já existe uma frota de teste de veículos autônomos.

Segundo Lukaszewicz, os fatores externos são os itens determinantes nas pesquisas de automação, como modificações e intervenções em estradas ou mudanças nas localizações de um local. "Estamos investigando até que ponto e quanto tempo o carro (autônomo) pode controlar o tráfego sozinho. Uma nova via, uma nova demarcação do mapa ou uma estrada sem linhas tão novas influencia o controle. A viabilização dos carros autônomos depende principalmente de mapas de alta definição e infraestrutura", comentou Thomas.

Entre as novidades de segurança veicular apresentadas, estão o sistema de conectividade dos veículos, possibilitando assistência ao motorista e fornecendo alertas sobre situações fora do seu campo de visão; os sensores e as câmeras que vão permitir uma visão de 180 graus em cruzamentos e saídas de estacionamento, o reconhecimento de sinais de trânsito e restrições de ultrapassagens; e o sistema de iluminação que se adaptará a cada situação para manter máxima visibilidade.

Confira a tecnologia de estacionamento totalmente automático:

[VIDEO1] 

Segurança em 1º lugar
A montadora norte-americana tem investido alto no quesito segurança, implementando novas tecnologias em seus modelos. Somente no ano passado foram investidos US$ 5,5 bilhões investidos em pesquisas de segurança veicular, segundo a companhia. No Brasil, a exigência do consumidor por carros seguros se tornou prioridade no momento de adquirir um novo modelo, explicou o chefe de Engenharia da Ford América do Sul, João Filho, que apresentou os equipamentos avançados dos atuais automóveis da Ford, em São Paulo.

De acordo com a pesquisa da Ford, a segurança ocupa o topo da lista na preocupação dos consumidores, com 95,7% das preferências, à frente de itens como garantia e economia de combustível, na hora de escolher um automóvel.

 

João Filho afirma que o consumidor está mais "antenado" com a internet e faz pesquisas para saber o que é seguro. "A Ford está adiantada no seu tempo, adequando o que o seu consumidor precisa e ajustando o que o consumidor deseja", comentou o chefe de Engenharia da montadora na América do Sul.


*O jornalista viajou a convite do evento 

TAGS