PUBLICIDADE
Notícias

Fala de Joaquim Levy causa confusão entre deputados

17:54 | 15/10/2015

Em resposta a uma pergunta do deputado federal Moroni Torgan (DEM-CE), o ministro da Fazenda Joaquim Levy citou ontem o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, como um potencial hub (centro de distribuição) do Nordeste, após a concessão à iniciativa privada e a sua ampliação.

A afirmação causou dúvida se o ministro estaria se referindo ao hub da Latam, equipamento que está sendo disputado, ferrenhamente, por Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Como se Levy soubesse da escolha da companhia aérea e já estivesse anunciando o resultado.

O deputado federal Daniel Coelho (PSDB-PE), foi quem questionou o ministro se ele estaria se referindo ao Hub da Latam. Em sua página no facebook, publicou: "Respondendo a questionamentos feitos por deputados em reunião da Câmara, o ministro Joaquim Levy acaba de dizer que o Hub da TAM vai para Fortaleza por esforço do Governo do Federal. Parabéns aos petistas pernambucanos!", ironizou. A postagem acompanha uma foto de Levy.

Uma hora depois, Daniel postou na sua página: "Acabei de questionar o Ministro Levy sobre o Hub para Fortaleza. O mesmo negou a afirmação dada há pouco. Estamos de olho no resultado."

O fato foi repassado a alguns jornalistas e gerou informações imprecisas em veículos de Pernambuco.

O que Levy disse

O POVO ouviu os áudios da sessão de ontem. O ministro tratou da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), uma nova estrada de ferro que a presidente Dilma Rousseff inaugurou recentemente e de impostos para fortunas.

Ao tratar do ICMS e dos recursos repatriados para o Norte e Nordeste, disse: "Vai poder financiar infraestrutura, desenvolvimento, ajudar o novo aeroporto, que vai ser licitado, vai ter uma concessão. Vai ser o verdadeiro hub do Nordeste. A gente tem certeza que vai ter o apoio desta casa, porque vai trazer nova esperança, uma nova condição de vida, não só para o Ceará, mas para o Nordeste."

Após o questionamento do deputado Daniel Coelho, Levy respondeu. "Mencionei concessões e aviões e houve um pouco de confusão de alguns deputados se eu teria informação em relação a uma escolha que uma empresa privada está fazendo na região. Não sei qual é a escolha, não estou influenciando, nem tenho na a ver com escolhas das empresas privadas. Acho que as empresas tem que fazer as decisões olhando os méritos, conveniências e interesses de médio e longo prazo. Mencionei a concessão do aeroporto do Ceará. É uma concessão importante. Houve a concessão do Rio Grande do Norte e isso não tem nada a ver com eventual escolha que uma companhia vá fazer de utilizar aeroporto A, B ou C", explicou.

Hub da Latam


O investimento da empresa aérea vai adicionar cerca de R$ 9,9 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) do município escolhido em cinco anos. Por isso, o empreendimento é fruto de especulações e disputas políticas.

As cidades de Recife, Fortaleza e Natal disputam o investimento da Latam, estimado em até US$ 1,5 bilhão. Em favor do Ceará, a infraestrutura do Aeroporto Pinto Martins, que está em ampliação, e o Acquario Ceará, equipamento que gera polêmica, mas está em construção.

O secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, disse não acreditar que o ministro tenha feito a afirmação nem que essa afirmação seja verdadeira, configurando um jogo de cartas marcadas.

“Em todo caso, cabe ao governo Dilma responder. O colega dele, o ministro Armando Monteiro Neto (PTB) ou o líder do governo no Senado Humberto Costa (PT).”

Levy nega


Levy negou em reunião da comissão geral na Câmara dos Deputados, logo em seguida, que o Governo esteja trabalhando em favor do Ceará para o equipamento da empresa aérea. Deputados de Pernambuco e do Rio Grande do Nordeste pediram explicação.

O ministro explicou que respondia a uma pergunta de Moroni e comentou que, com a privatização do Aeroporto Pinto Martins, aquele terminal se tornará um verdadeiro Hub de Turismo. “O Estado do Rio Grande do Norte fez o mesmo no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e agora chegou a vez do Ceará”, explicou o Ministro.

TAGS