PUBLICIDADE
Notícias

Desemprego na Espanha cai à mínima em 4 anos e pode ajudar campanha de Rajoy

08:45 | 22/10/2015
A taxa de desemprego na Espanha caiu para 21,2% no terceiro trimestre deste ano, o patamar mais baixo dos últimos quatro anos. A melhora no indicador pode ajudar o primeiro-ministro do país, Mariano Rajoy, em sua tentativa de se reeleger na eleição geral marcada para 20 de dezembro.

O Instituto Nacional de Estatísticas afirmou que o número de pessoas sem emprego na quarta maior economia da zona do euro diminuiu 298.200 no período de julho a setembro, para 4,85 milhões, e a economia criou 182.200 vagas. Desse total, 152.100 foram geradas pelo setor privado.

Os números estão em linha com as projeções do governo de que a economia espanhola crescerá mais de 3% e criará cerca de 600 mil empregos neste ano, mesmo com uma redução no déficit orçamentário para 4,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Essas são boas notícias para um país que só no fim de 2013 saiu de uma profunda crise de cinco anos durante a qual teve contração de quase 9%.

Rajoy, que assumiu o governo em dezembro de 2011 e passou boa parte de seu primeiro ano de comando evitando pedir um resgate total da União Europeia, parecido com o concedido à Grécia, provavelmente vai usar a economia em sua campanha eleitoral. O premiê continua impopular, por causa de acusações de corrupção do Partido Popular, mas pesquisas de opinião mostram que muitos espanhóis creditam a Rajoy a recuperação econômica. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS