PUBLICIDADE
Notícias

Demanda do consumidor por crédito sobe 1,3% em setembro, diz Boa Vista

09:35 | 26/10/2015
A demanda do consumidor por crédito subiu 1,3% em setembro ante agosto, descontados os efeitos sazonais, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC. Na comparação com setembro do ano passado, houve queda de 1,6%. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, há retração de 8,4% ante igual intervalo de 2014. Em 12 meses, a procura registra baixa de 9,3%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, a demanda nas instituições financeiras subiu 4,8% em setembro, na margem, enquanto para o segmento não financeiro houve queda de 1,0%. Na variação anual, as taxas foram de +1,5% e -3,7%, respectivamente.

"O consumidor tem sido mais cauteloso em tempos de incerteza econômica. Como consequência, a demanda por crédito vem desacelerando paulatinamente desde meados de 2014. Ademais, os fatores macroeconômicos também têm contribuído decisivamente para piora do índice ao longo dos últimos meses", diz a Boa Vista em relatório, citando a alta das taxas de juros, inflação consistentemente elevada e piora do mercado de trabalho. "Levando em consideração o ambiente macroeconômico para 2015, acredita-se que uma inflexão da tendência da procura por crédito somente se concretizará com a melhoria da confiança na economia, cenário factível em meados do próximo ano", acrescenta.

O indicador da Boa Vista é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da empresa. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

TAGS