PUBLICIDADE
Notícias

CEO do Twitter doará ações à equipe

07:45 | 24/10/2015
O presidente-executivo e co-fundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou ontem (23) que vai doar um terço de suas ações para um fundo dos funcionários da empresa. As ações equivalem a 1% dos papéis negociados pelo Twitter na Bolsa de Nova York e, até o fim de julho, o valor era estimado em US$ 197 milhões. Para Dorsey, que assumiu a presidência da companhia no início do mês, o principal objetivo da iniciativa é reinvestir o valor nas pessoas. Procurado, o Twitter não comentou o assunto.

A decisão pouco comum ocorre num momento em que Dorsey tenta recuperar a confiança de seus funcionários. Na última semana, ele anunciou um corte global de mais de 300 funcionários da empresa - cerca de 8% da força de trabalho do Twitter. "Prefiro ter uma parte menor em algo grande do que uma grande parte de algo pequeno", disse Dorsey sobre o assunto em sua conta na rede.

O corte de funcionários, bem como o anúncio da função Moments - que quer tornar o Twitter mais acessível a novos usuários - fazem parte do choque de gestão de Dorsey em seus primeiros dias no comando. Outra ação foi a contratação de Omid Kordestani, ex-chefe de negócios do Google, como presidente do conselho administrativo.

Intimidador

Em uma de suas primeiras entrevistas no cargo, Kordestani assumiu que tem dificuldades em entender o Twitter. "Sim, me parece que às vezes é intimidante e difícil de usar o Twitter", afirmou ao The Wall Street Journal.

"Esse é exatamente o problema que a companhia, Dorsey e eu estamos tentando resolver. Há muitos usuários que entram em contato com o serviço, mas talvez não achem que ele seja tão simples como deveria e não entendem como podem se expressar. Isso é uma grande oportunidade", afirmou.

Na entrevista, Kordestani disse que usa o Twitter, sobretudo, para buscar informações sobre esportes, alertas sobre terremotos e notícias. Ele anunciou sua nomeação para o conselho de administração do Twitter com um tuíte, o nono publicado por ele desde a abertura de sua conta na rede social em 2010.

Kordestani afirma não estar preocupado com o fato de Dorsey também ocupar o cargo de CEO da startup de pagamentos eletrônicos Square. "Em razão do que vi nesta manhã, não tenho preocupações. Dorsey estava muito concentrado", disse o presidente do conselho do Twitter, após participar de uma reunião semanal com a equipe da empresa na última segunda.

Com cerca de 300 milhões de usuários ativos, o Twitter teve prejuízo US$ 299 milhões nos primeiro semestre. Após abrir capital em 2013, a empresa luta para mostrar a seus acionistas que pode ser lucrativa e corre atrás do mercado publicitário.

No entanto, a disputa com os gigantes Google e Facebook não é favorável: segundo a consultoria eMarketer, Google e Facebook ficarão com 38,2% das verbas de publicidade digital gasta nos EUA em 2015; já o Twitter terá apenas 5%. Outro problema da empresa é o ritmo crescimento de usuários, que está estagnado em cerca de 15% em 2015. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo

TAGS