PUBLICIDADE
Notícias

Brasil não possui problemas nos bancos em nenhum segmento, diz BC

15:30 | 01/10/2015
O Brasil não possui problemas nos bancos em nenhum segmento, inclusive nos pequenos ou nos médios, garantiu o diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero Meirelles, durante entrevista coletiva à imprensa para detalhar o Relatório de Estabilidade Financeira (REF), divulgado hoje. "A liquidez está disseminada", enfatizou. A declaração foi feita após ser questionado sobre se as instituições de menor porte estariam passando por dificuldades e se confirmava rumores de que o BC teria solicitado aos bancos maiores uma atenção especial a algumas carteiras dos bancos menores.

"Certamente não foi o Banco Central que pediu para bancos grandes olharem para os pequenos. Esse zumzumzum é infundado e não tem origem nesta casa", garantiu, acrescentando que os bancos vinham se preparando para momentos de maior estresse.

Sobre a compra de ativos do HSBC pelo Bradesco, Anthero disse não ver riscos agregados ao sistema financeiro nacional oriundos da transação. "Não vejo riscos agregados no sistema ou uma mudança na avaliação geral", considerou. O negócio foi concretizado no início da segunda metade deste ano e, portanto, seu impacto ainda não foi identificado pelo REF divulgado hoje, que é referente ao primeiro semestre de 2015.

Inflação

Anthero disse também que a política monetária visa ao combate da inflação, que passa atualmente por um duplo ajuste relativo de preços: administrados e câmbio. "A caixa de ferramentas do Banco Central é grande, é ampla e tem sido utilizada, mas cada ferramenta tem sua função: o BC não aperta parafuso com faca, aperta com chave de fenda. Faca é para cortar", ilustrou.

TAGS