PUBLICIDADE
Notícias

BoE dificulta testes de estresse para maiores bancos do Reino Unido

09:05 | 21/10/2015
O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) anunciou que irá endurecer os "testes de estresse" para os maiores bancos do Reino Unido. Por outro lado, suspendeu a participação de unidades no país de grandes bancos globais, como J.P. Morgan Chase e Citigroup, nessas avaliações anuais.

Anteriormente, o BoE havia afirmado que grandes unidades de bancos estrangeiros no Reino Unido teriam que passar pelos testes, que avaliam se as instituições têm capital suficiente para lidar com choques econômicos e nos mercados. Nesta quarta-feira, porém, houve uma mudança nessa orientação, com o banco central afirmando que confiará na cooperação com reguladores bancários como o Federal Reserve, o banco central norte-americano, para avaliar as divisões desses bancos.

O BoE deixou a porta aberta para a inclusão posterior de bancos de investimento estrangeiro em testes que poderiam cobrir todo o sistema financeiro do Reino Unido, incluindo seguradoras e fundos de hedge, mas não deu um prazo para quando isso pode ocorrer.

Oito bancos britânicos passarão pelos testes: Barclays, HSBC, Standard Chartered, Royal Bank of Scotland (RBS), Lloyds Banking, Santander U.K., Co-operative Bank PLC e Nationwide Building Society. Para eles, o mínimo de capital necessário para passar no teste aumentará, a partir do próximo ano. Os níveis variarão de banco para banco, para refletir as exigências de capital mínimo estabelecidas pelo BoE e os colchões adicionais para os quatro bancos globais importantes para o sistema: Barclays, HSBC, RBS e Standard Chartered.

Os testes de estresse públicos começaram no ano passado no Reino Unido. Os resultados dos testes desse ano, com os critérios antigos, serão publicados em 1º de dezembro.

Os testes também passam a avaliar os bancos a cada dois anos sobre cenário possíveis, que os formuladores da política veem como riscos para os bancos, disse o BoE. Isso poderia incluir, por exemplo, a possível resposta dos bancos à piora em alguns setores para os quais emprestam, como o de energia, ou sua exposição a países em dificuldade. O núcleo desses testes, que é avaliar como bancos reagiriam a cenários de fortes mudanças econômicas e nos mercados, continuarão a ser feitos anualmente.

Os bancos que não passam nos testes são obrigados a levantar capital adicional ou a adiar o pagamento de bônus a seus acionistas. O Fed começou a realizar testes de estresse em algumas unidades de bancos estrangeiros em 2014 e ampliará o processo para incluir as outras instituições. A Autoridade Bancária Europeia começou a fazer testes de estresse nos grandes bancos da União Europeia em 2009, mas não os realiza todo ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS