PUBLICIDADE
Notícias

Setor da mineração cearense é tema de encontro

12:23 | 03/09/2015

A Agenda do Setor Mineral com os principais eixos, estratégias e indicadores do segmento, será apresentada nesta sexta-feira, 04, durante o IV Encontro de Mineração do Estado do Ceará, na sede da  Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

O encontro também discutirá, a política mineral no Brasil, Projeto Itataia, petróleo e gás no Ceará, minerais industriais e conhecimento geológico e a tecnologia mineral.

De acordo com o presidente do Simagran, Carlos Rubens de Alencar, o segmento conta com cerca de mil empresas e gera aproximadamente 50 mil empregos diretos, além de contribuir anualmente com aproximadamente R$ 100 milhões na arrecadação direta do ICMS do Estado e ainda cerca de R$ 5 milhões no tocante a CFEM (Contribuição Financeira sobre a Extração Mineral).

O evento é uma realização da Câmara Setorial Mineral, do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran), do Sindbebidas, do Sindbrita, do Sindcerâmica e do Sindminerais.

Mineração no Ceará
O setor das rochas ornamentais (granitos e mármores), produto de exporação, apresentou, no primeiro semestre de 2015, crescimento de 51% das exportações do Ceará, em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a FIEC.

A entidade afirma ainda que atualmente o Ceará é a principal fronteira dos granitos superexóticos, quartzitos e limestones do Brasil.

Serviço
IV Encontro de Mineração do Estado do Ceará
Sexta-feira, 04, de 8h30min às 18h
Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota

Redação O POVO Online 

TAGS