PUBLICIDADE
Notícias

Serviços às famílias no RJ tiveram queda nominal de 6% em julho ante julho 2014

11:10 | 18/09/2015
A receita nominal dos serviços prestados às famílias no Rio de Janeiro encolheu 6,0% em julho ante igual mês de 2014, informou nesta sexta-feira, 18, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da terceira retração seguida neste tipo de confronto. Por ser uma queda nominal, significa que nem a alta de preços no setor (que por si só já elevaria a receita) freou o recuo.

O técnico Roberto Saldanha, da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, lembrou que a inflação dos serviços prestados às famílias é elevada, especialmente no Rio de Janeiro. Por isso, nem mesmo um mês de férias conseguiu animar o setor no Estado.

"Os preços estão crescendo muito acima do IPCA, e isso está afetando o consumo das famílias. Quem ia ao restaurante dez vezes no mês está indo três, por exemplo. As famílias estão cortando gastos com lazer, restaurantes, alimentação fora de casa", disse. No acumulado deste ano, os serviços prestados às famílias têm queda de 2,0% na receita bruta.

Em outras regiões, o cenário é inverso, e as férias de fato tiveram um impacto positivo na receita nominal dos serviços prestados às famílias. São os casos de Ceará (17,3%), Bahia (9,3%) e Pernambuco (10,3%). "O turismo tem um peso muito grande no Nordeste, e são cidades mais baratas", afirmou o técnico do IBGE.

TAGS