PUBLICIDADE
Notícias

Número de empresas inadimplentes cresce 9,9% em agosto, mostra SPC Brasil

12:30 | 22/09/2015
Aumentou em 9,9% em agosto o número de empresas inadimplentes em relação a agosto do ano passado, de acordo com o Serviço de Proteção de Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Trata-se da maior variação anual deste indicador desde julho de 2013. Na leitura mensal, passagem de julho para agosto, o total de empresas com compromissos em atrasos cresceu 0,56%.

Houve também, segundo a SPC Brasil, aumento da quantidade de dívidas em atraso em nome de pessoas jurídicas, de 1,04% na variação mensal, e 10,49% em relação a agosto de 2014.

De acordo com o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a dificuldade dos empresários em manter os compromissos financeiros em dia é reflexo da atual conjuntura econômica em recessão, com baixo crescimento, quedas da produção industrial, e inflação e juros em patamares elevados. "Com menor dinamismo da economia e maior restrição ao crédito, a capacidade de pagamento das empresas diminui", explica Pinheiro.

O maior crescimento no número de empresas inadimplentes foi registrado na Região Sudeste, onde a quantidade de devedores aumentou 17,32% em relação a agosto do ano passado; seguido pelo Nordeste, que teve uma alta de 13%, e pelo Norte, com 12,47%. O Sudeste também é a região que concentra a maior parte das pessoas jurídicas inadimplentes (46,64%), seguido pelo Nordeste (19,96%) e pelo Sul (17,39%).

TAGS