PUBLICIDADE
Notícias

Ministro fala em aumento de impostos e repatriação de recursos para "arrumar a casa"

Para ele, aumento de impostos é necessário para fazer o País crescer

15:56 | 10/09/2015
O ministro Joaquim Levy se pronunciou nesta quinta-feira, 10, um dia após a Agência de risco Standard & Poor's (S&P) ter rebaixado a nota do Brasil para grau especulativo, saindo de selo de bom pagador. Segundo ele, o Governo estuda aumento de impostos e prevê que até o final deste mês o Projeto de Lei que trata da repatriação de recursos brasileiros do Exterior deve ser votado no Senado. Com isso, ele diz que as outras agências - Moody's e Fitch - enxergarão o esforço fiscal que o Brasil está fazendo.
 
Para ele, a repatriação de recursos é essencial na reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). "Reformas do ICMS (interestadual) e PIS/Cofins são reformas estruturais que o Brasil tem que fazer para crescer". Com relação ao ICMS, defende que o imposto que o consumidor paga tem que ficar onde ele é consumido. "A gente sabe que os governos dos estados têm despesas para pagar e a reforma do ICMS garantirá mais recursos para os estados. O PL (da repatriação) foi enviado hoje e estamos com expectativa de votação rápida".
 
Para mostrar que o Governo está conseguindo economizar, Levy diz que as despesas do País estão 40% menores que as do ano passado. "Esse ano o Governo está fazendo uma economia muito grande. Esse ano, cortamos R$ 80 bilhões em relação ao orçamento votado em abril pelo Congresso. O Governo tem feito economias importantes e estará mantendo economias ano que vem". As medidas visam o alcance da meta se superávit primário de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2016.
TAGS