PUBLICIDADE
Notícias

Média dos núcleos do IPCA-15 de setembro fica em 0,53%, aponta Haitong

11:00 | 22/09/2015
Haitong: média dos núcleos do IPCA-15 de setembro fica em 0,53% (0,53% em agosto) -

A taxa média dos núcleos no âmbito do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) de setembro ficou inalterada em 0,53% em relação à agosto, conforme cálculo foi enviado nesta terça-feira, 22, ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, pelo Haitong. O dado foi enviado logo que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou o IPCA-15 deste mês, de 0,39%, após 0,43% no oitavo mês deste ano.

O resultado da média dos núcleos superou a mediana das expectativas do AE Projeções, de 0,50%, obtida das estimativas de 0,36% a 0,56%.

Na abertura dos núcleos, o IPCA-EX, que exclui do cálculo geral os preços de alimentos com comportamentos mais voláteis e combustíveis, ficou em 0,49% na leitura de setembro, na comparação com 0,50% em agosto.

O IPCA-DP, abreviação de Índice de Preços ao Consumidor Amplo - Dupla Ponderação, atingiu 0,56%, conforme o Haitong. A variação é maior que a de 0,48% do mês anterior. O IPCA-DP repondera os pesos de alguns itens, dando menor peso aos que apresentaram maior volatilidade em um período de 48 meses passados.

O IPCA-MS, que é o tradicional núcleo de médias aparadas com suavização, teve alta de 0,55%, na comparação com 0,62% em agosto.

As medidas de núcleos do IPCA-15 são tradicionalmente calculadas pelas instituições do mercado financeiro logo que o IBGE divulga o indicador, uma vez que são acompanhadas de perto pelo Banco Central, que tem como um dos seus principais objetivos o cumprimento das metas de inflação. Os resultados encontrados podem variar ligeiramente de instituição para instituição, mas sempre indicam o caminho que os núcleos estão tomando, auxiliando o mercado e o próprio BC no monitoramento da inflação.

TAGS