PUBLICIDADE
Notícias

Fitch prevê que aumento do CSLL deve reduzir lucro de bancos em 4%

13:30 | 14/09/2015
O aumento da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) das instituições financeiras, de 15% para 20%, aprovado recentemente, pode afetar negativamente o lucro líquido do setor, afirmou a agência de classificação de risco Fitch em relatório.

A agência prevê que os bancos se ajustarão ao aumento do imposto com uma reprecificação dos empréstimos, o que resultará em um custo levemente maior do crédito e, consequentemente, poderá ampliar a inadimplência e enfraquecer o crescimento do crédito. Segundo a Fitch, o efeito líquido do aumento do imposto, que entrará em vigor em outubro, pode reduzir os lucros dos bancos em 4% em média. "Na opinião da Fitch, a capacidade provada dos bancos brasileiros de preservar a lucratividade os expõe ao risco de aumentos de impostos adicionais", diz o comunicado.

De acordo com a Fitch, mais aumentos de impostos podem levar a uma desaceleração ainda mais forte na demanda por crédito e a obstáculos negativos na qualidade de ativos. Se este cenário se confirmar, a Fitch pode manter a perspectiva negativa sobre o setor financeiro brasileiro, informou o relatório.

TAGS