PUBLICIDADE
Notícias

Consórcio da China assumirá controle de terminal portuário na Turquia

11:30 | 17/09/2015
Um consórcio chinês concordou em pagar US$ 940 milhões por uma participação que lhe dá controle sobre um terminal portuário na Turquia. A notícia é a mais recente a mostrar que as operadoras portuárias chinesas expandem sua presença pelo mundo.

A China Merchants Holdings e a Cosco Pacific informaram que, juntas com uma unidade do fundo soberano China Investment Corp., elas comprarão uma fatia de 65% do Terminal Kumport, o terceiro maior de contêineres na Turquia, da Fina Holding e de acionistas minoritários do porto.

A China Merchants e a Cosco Pacific possuem cada uma 40% de participação no consórcio e a unidade do China Investment, os 20% restantes.

As operadoras portuárias chinesas aproveitam a piora no setor de transportes marítimos de mercadorias no mundo para elevar seus investimentos, dentro de uma política de Pequim de expandir seu controle sobre infraestruturas pelo mundo.

O Terminal Kumport fica no Mar Negro, em uma via estratégica entre a Europa e a Ásia. A Cosco Pacific disse esperar que ele gere uma sinergia com o terminal de contêineres da empresa em Pireu, na Grécia. Em 2009, a Cosco Pacific ganhou uma licitação para operar o porto grego por 35 anos. A companhia também tem investimento em portos na China, em Hong Kong, em Cingapura, na Bélgica e no Egito.

O acordo, que deve ser concluído até o fim de 2015, deve garantir um "retorno financeiro estável" para a companhia, segundo a China Merchants. O terminal turco, no complexo portuário Ambarli, no lado europeu de Istambul, tem uma capacidade anual de receber 1,84 milhões de contêineres do tamanho padrão. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS