PUBLICIDADE
Notícias

Ceará tem o terceiro maior volume de investimentos públicos do País

Estado ultrapassou Minas Gerais em capacidade de investimentos. Lideram este ranking São Paulo e Rio de Janeiro.

17:48 | 25/09/2015

O Ceará apresenta o terceiro maior volume de investimentos públicos do Brasil. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 25, pelo governador Camilo Santana (PT) na abertura da reunião de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp), com todo o secretariado. Além de fazer um acompanhamento das ações prioritárias da gestão, o encontro que encerra neste sábado, 26, vai analisar também propostas de novos cortes no custeio e medidas para estimular a economia.

"Fomos o terceiro Estado do Brasil em investimentos públicos. Vamos avaliar o que fizemos até agora e quais as decisões que temos que tomar para manter esses investimentos", afirmou o governador.

O desempenho do Ceará em volume de investimentos no terceiro bimestre ultrapassou o de Minas Gerais. Ele reconhece, no entanto, que o momento inspira cuidados. “Sabemos que há uma retração na economia brasileira, diminuição na arrecadação da União e consequentemente nos repasses para estados e municípios. Estamos aguardando o final deste mês para saber como vai ser o FPE e a arrecadação própria do Estado”, afirmou.

Durante a reunião com o secretariado, também foi feita uma exposição do quadro macroeconômico brasileiro e como este desempenho tem afetado a economia cearense.

Camilo ressaltou que o Estado já vem fazendo sua parte para reduzir os gastos com a máquina pública – em 2015, dentre outras medidas, 25% dos cargos comissionados deixaram de ser nomeados - e que medidas para estimular a economia atraindo novos investidores para o Estado já estão sendo alinhavadas.

Recentemente, o governador assinou em São Paulo um termo de cooperação com o Movimento Brasil Competitivo no sentido de atrair investidores e investimentos para o Estado.

Conversas com a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) também estão em andamento. O Plano de estímulo à economia do Ceará será apresentado nas próximas semanas à Assembleia Legislativa do Ceará.

”Estamos construindo uma série de propostas, projetos e ações para que a gente possa estimular e incentivar a economia cearense”, afirmou o governador.

TAGS