PUBLICIDADE
Notícias

Carga no sistema elétrico cai 3,4% em agosto ante mesmo mês de 2014, diz ONS

12:45 | 10/09/2015
A carga de energia que circulou pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) em agosto alcançou 61.041 MW médios, o que representa uma queda de 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Com mais uma retração mensal, o resultado no acumulado de 12 meses já indica variação negativa de 0,1%, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 10, pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico. A carga é calculada a partir da soma de toda a energia movimentada no sistema elétrico, e difere do volume de energia consumida em função das perdas existentes na rede.

Os dados divulgados pelo ONS apontam que, em agosto, os números mais adversos foram registrados nos submercados Sudeste/Centro-Oeste e Sul. A carga encolheu 4,8% e 5,1% nas duas regiões, respectivamente. Nas regiões Nordeste e Norte, por outro lado, a carga cresceu 1% e 2,5%, pela ordem.

No acumulado de 12 meses encerrados em agosto, a região Sudeste/Centro-Oeste justifica a queda do indicador em nível nacional. Responsável por quase 60% da carga do País, o submercado acumula queda de 1,5%. A região Norte, a menos expressiva em termos de carga, também encolhe: 1%.

Já os mercados das regiões Sul e Nordeste continuam com indicadores positivos. No Sul, a carga no sistema durante setembro de 2014 e agosto de 2015 apresentou elevação de 1,5% sobre o período anterior equivalente. No Nordeste, a alta é de 4,2%.

De acordo com o ONS, os números negativos das regiões Sudeste/Centro-Oeste e Sul, na comparação entre meses de agosto, é explicada pelo "baixo desempenho da indústria, diante dos estoques excessivos e da demanda interna fraca". Além disso, a redução no nível de atividade do setor de comércio e serviços e o aumento das tarifas também pressionaram negativamente o consumo de energia.

TAGS