PUBLICIDADE
Notícias

Brasileiro se endivida menos

10:27 | 03/09/2015
Apesar de o brasileiro estar atrasando mais as suas contas, o número de compromissos financeiros assumidos tem diminuído, é o que aponta do levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Segundo os especialistas do SPC Brasil, a mudança pode estar relacionada à dificuldade para se conseguir crédito em virtude dos juros elevados e do maior comprometimento da renda com o pagamento de outras dívidas.

Em 2014, 70% dos inadimplentes entrevistados tinham parcelas a pagar no cartão de crédito. O percentual caiu para 57% em 2015. Também houve recuo na utilização do cartão de loja: de 60% em 2014 para 55% em 2015. As parcelas a pagar em cheques e carnês caíram de 26% para 17%; a utilização do cheque especial recuou, decaindo de 23% para 15%. Dentre os serviços não bancários, a mesma tendência de recuo do número de contas assumidas foi observada. O destaque foi a queda das contas de água e luz - de 74% para 65%. Também houve recuo de 57% para 51% nas contas de telefone.

Em contrapartida, as únicas dívidas bancárias que aumentaram a incidência de utilização entre os inadimplentes foram o empréstimo em bancos e financeiras, aumentando 11% a participação este ano, ao lado das parcelas a pagar de crédito consignado, cuja variação foi de 2% em 2015.

"A tendência de o consumidor assumir menos dívidas é reflexo da economia bem mais fraca em 2015 em relação ao ano anterior. A piora na confiança com os rumos da economia faz com que haja retração na demanda por crédito e por compromissos financeiros. Mas ainda que haja menos contas a pagar, a queda da renda real do brasileiro, principalmente por conta da alta da inflação e da piora do emprego, tem feito com que a inadimplência se mantenha em trajetória de crescimento", afirma Marcela Kawauti, economista chefe do SPC Brasil.
Redação O POVO Online
TAGS