PUBLICIDADE
Notícias

BC: projeção de alta da inflação subiu no cenário de referência

10:25 | 10/09/2015
O Banco Central informou nesta quinta-feira, 10, que sua expectativa para a inflação de 2015 subiu no cenário de referência e segue acima do centro da meta de 4,5%. No caso do cenário de mercado, a projeção da autoridade monetária para este ano também aumentou e segue acima do centro da meta. As informações foram divulgadas nesta quinta por meio da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana passada, que manteve a taxa básica de juros em 14,25% ao ano.

No Relatório Trimestral de Inflação de junho, o BC informou que sua previsão para o IPCA deste ano estava em 9% no cenário de referência e em 9,1% no de mercado. Nesse mesmo documento, a autoridade monetária admitiu que a chance de estouro da meta era de 99%. No Relatório de Mercado Focus da última segunda-feira, a mediana das estimativas dos economistas do setor privado era de que a inflação oficial do País encerrasse este ano em 9,29% ante taxa de 9,25% prevista às vésperas da divulgação da ata anterior.

Para este ano, a autoridade monetária promete apenas evitar a contaminação da atual alta dos preços para o restante da economia, contendo, assim, os efeitos secundários da elevação da inflação. Principalmente no início do ano, foi verificado um aumento dos preços administrados e atualmente há também uma elevação do dólar - a alta em 2015 já passa dos 43%.

TAGS