PUBLICIDADE
Notícias

Austeridade é inevitável e necessária, diz Levy

12:40 | 07/09/2015
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que é muito importante a austeridade nas contas do Tesouro, assim como manter as metas fiscais e a trajetória dessa política no setor público. "Temos que preparar o País para um novo mundo, com preços de commodities baixos", afirmou. O ministro também destacou que a boa gestão fiscal é importante para viabilizar a sustentabilidade do patamar da dívida pública em proporção do Produto Interno Bruto (PIB).

O ministro disse ainda que o ajuste fiscal sozinho não será a única saída para a recuperação da economia. "A austeridade é inevitável, necessária, mas

não é, sozinha, a maneira de resolver os problemas", apontou.

Para Levy, é importante a economia ter maior produtividade em diversas áreas. Em sua avaliação, a agricultura está sendo beneficiada por uma grande safra neste ano, que conta com uma contribuição favorável do câmbio para as vendas externas do País.

O ministro também ressaltou a força das instituições no Brasil, que mesmo quando ocorrem "choques" se mantêm, o que é uma grande fonte de confiança para investidores, em sua avaliação. Ele não detalhou a quais choques referia-se.

Levy destacou que o sistema de seguridade social no Brasil, com a Previdência Social, permite que a sociedade possa enfrentar a "transição" de uma economia que pode até ter retraído mais do que o esperado, mas que está no caminho certo de recuperação, que para ele já começou a ocorrer.

O ministro fez os comentários em evento sobre infraestrutura realizado pelo jornal El País, que reúne cerca de 150 empresários e investidores em Madri.

TAGS