PUBLICIDADE
Notícias

Atividade do comércio recua 1,1% em agosto, aponta Serasa Experian

11:49 | 04/09/2015

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas caiu 1,1% em agosto de 2015 em relação ao mês de julho/15, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve retração de 0,7% na atividade do comércio. No acumulado do ano até agora, isto é, de janeiro a agosto de 2015, a atividade varejista avançou 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a agosto de 2014), o pior desempenho do varejo nacional desde 2003.


Segundo os economistas da Serasa Experian, o aprofundamento da recessão econômica, causando elevação do desemprego, o reduzido grau de confiança dos consumidores e os juros cada vez mais altos nos crediários e financiamentos estão impactando negativamente, e de forma significativa, a atividade varejista nacional ao longo deste ano.


As maiores retrações dos consumidores nas lojas em agosto/15 ocorrem no setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, com recuo de 1,9% em agosto/15 frente julho/15, e no setor de veículos, motos e peças, o qual exibiu queda de 1,5% no mês. Também o setor de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática se retraiu 0,2% em agosto/15. Já os setores de tecidos, vestuário, calçados e acessórios; material de construção; e combustíveis e lubrificantes exibiram avanços, porém bastante modestos, em agosto/15: 0,3%; 0,5% e 0,7%, respectivamente.


No período acumulado de janeiro a agosto de 2015, três setores estão com crescimento e três com queda. No campo positivo tivemos as altas de 4,3% em móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática; de 2,3% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios; e de 1,0% nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. Já no território negativo, observamos recuos de 15,6% no segmento de veículos, motos e peças; de 2,8% no segmento de materiais de construção; e de 3,5% em combustíveis e lubrificantes.

 

Redação O POVO Online 

TAGS