PUBLICIDADE
Notícias

Aneel pode adiar novamente liquidação de julho no mercado de curto prazo

16:20 | 17/09/2015
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pode adiar mais uma vez a liquidação do mercado de curto prazo referente ao mês de julho na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Inicialmente, o processo deveria ocorrer em setembro, mas o órgão regulador postergou o processo para o início de outubro para evitar uma inadimplência generalizada no setor elétrico.

A decisão sobre o adiamento deve ser tomada na terça-feira (22), data da próxima reunião da Aneel. No mesmo dia, a agência deve abrir a quarta fase da audiência pública sobre a proposta de repactuação do risco hidrológico deste ano. Segundo apurou o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, ainda restam dúvidas dos geradores a respeito da proposta e procedimentos burocráticos ainda precisam ser discutidos.

O primeiro adiamento da liquidação de julho foi confirmado em 18 de agosto, depois que praticamente todos os geradores entraram com liminares na Justiça que os isentavam, total ou parcialmente, de arcar com o déficit de geração deste ano (GSF). No mesmo dia, o governo publicou a Medida Provisória 688, com a proposta de repactuação. O objetivo era dar tempo aos geradores para que abrissem mão de suas ações judiciais, uma das imposições feitas pelo governo para fechar o acordo, o que, até agora, não ocorreu.

TAGS