PUBLICIDADE
Notícias

Agência de Águas aumenta vazão de Três Marias para que Sobradinho não seque

20:10 | 29/09/2015
A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou nesta terça-feira, 29, que as vazões do reservatório de Três Marias, no Rio São Francisco, subam de 300 metros cúbicos por segundo para 500 m3/s. A medida extrema, acordada com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), tem o propósito de evitar que o reservatório de Sobradinho, o maior do País em área alagada, seque completamente.

Três Marias tem o seu reservatório localizado acima de Sobradinho. As projeções do ONS enviadas para a ANA apontam para armazenamentos da ordem de 8,21% do volume útil em Três Marias e de apenas 0,23% em Sobradinho, até o fim de novembro de 2015.

A decisão foi tomada após reunião com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), que atuam nas hidrelétricas da bacia do São Francisco.

Atualmente, os reservatórios de Sobradinho e Xingó estão autorizados a operar com liberação mínima de 900 m3/s, até o fim de outubro. Reportagem publicada no último sábado pelo jornal "O Estado de S. Paulo" alertou que o nível no reservatório de Sobradinho pode atingir, ainda neste ano, um número próximo a zero.

Sobradinho teve sua vazão reduzida para 900 metros cúbicos por segundo (m3/s), o que deve ser mantido até fim de outubro. Pelas regras de operação firmadas com o Ibama e com a ANA, a represa, em condições normais de abastecimento e chuvas, tinha de escoar um mínimo de 1.300 m3/s, mas não consegue atingir esse volume desde abril de 2013, quando passou a operar em "caráter emergencial".

A vazão de 900 metros cúbicos é inédita na história do reservatório, que foi criado em 1979. Até mesmo em 2001, ano do racionamento de energia, a operação chegou ao mínimo de 1.000 m3/s.

Barragens como as de Três Marias e Sobradinho têm papel fundamental no abastecimento de água e geração de energia, porque funcionam como reservatórios de regularização. Como têm capacidade de armazenar grande quantidade de água, permitem maior controle sobre a vazão, administrando os recursos que passarão por hidrelétricas instaladas ao logo do rio.

Sobradinho pode acumular 28 bilhões de metros cúbicos de água. Três Marias tem capacidade de guardar 15 bilhões de metros cúbicos. Em termos de eficiência, o maior do País é o reservatório de Serra da Mesa, na Bacia do Alto Tocantins, em Goiás. A barragem armazena até 43,2 bilhões de metros cúbicos de água.

TAGS