PUBLICIDADE
Notícias

Tombini diz que inflação em 12 meses chegará ao pico no 3º trimestre

O presidente do Banco Central falou no X Seminário Anual sobre Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Bancária, evento do Banco Central realizado nesta sexta, 14, em São Paulo

10:25 | 14/08/2015

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse na manhã desta sexta-feira, 14, que a inflação acumulada em 12 meses deve atingir o pico no atual trimestre. Ele lembrou que o duplo ajuste de preços relativos (administrados ante livres e domésticos ante internacionais) mantém a inflação elevada no curto prazo e tende a ficar assim em 2015. "Para 2016 a mediana das expectativas recuou, a despeito do aumento significativo nas projeções para 2015", comentou.

[SAIBAMAIS5] 

Tombini reforçou que a política monetária pode e deve conter os efeitos de segunda ordem dos ajustes de preços relativos e que os resultados recentes mostram que a estratégia está adequada. "Os ajustes de preços relativos têm colocado importantes desafios à política monetária, demandando determinação e perseverança", apontou. O presidente do BC também ressaltou que o ajuste de preços relativos aumenta a eficiência da alocação de recursos e, assim, colabora para que as empresas possam voltar a investir no futuro, estimulando a economia.

 

Juros

O presidente do Banco Central também voltou a repetir que a manutenção do atual patamar de juros por período suficientemente prolongado é necessária para a convergência da inflação à meta ao final de 2016. Também destacou que os "riscos remanescentes para que as projeções de inflação atinjam 4,5% ao final de 2016 são condizentes com o efeito defasado e cumulativo da política monetária." Nesse contexto, Alexandre Tombini destacou que é importante a política monetária continuar vigilante, caso ocorram desvios das projeções da inflação em relação à meta.

TAGS