PUBLICIDADE
Notícias

Tombini: alta de operações de crédito em cooperativas se dá em bases sólidas

12:40 | 05/08/2015
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, anunciou nesta quarta-feira, 5, medida que muda a segmentação das cooperativas de crédito. Segundo ele, serão três categorias: plena, clássica, e capital e empréstimo. A fala dele ocorreu durante seminário Novo Ciclo do Cooperativismo de Crédito no Brasil, realizado na sede do BC, em Brasília.

Tombini fez um retrospecto da evolução do segmento e lembrou que houve uma redução de cooperativas nos últimos anos como um processo saudável de consolidação do setor. A despeito desse movimento, ele observou que o número de operações e de associados cresceu. "O crescimento de operações de crédito em cooperativas se dá em bases sólidas", disse. "Estamos às portas de um novo ciclo de cooperativismo no Brasil", avaliou.

Entre as mudanças que entram em vigor a partir da nova norma publicada nesta quarta pelo BC, está a liberdade para que os fundadores de cada entidade possam criar seu quadro associativo. "Essas mudanças podem ser suficientes para desencadear operações importantes", observou.

Tombini ainda lançou como desafio chegar aos 10 milhões de cooperados nos próximos dois anos. "Desejo que o cooperativismo atinja essas metas com segurança necessária para a sustentabilidade", disse.

TAGS