PUBLICIDADE
Notícias

Temor com racionamento de energia e Lava Jato afetaram investimentos, diz Maciel

12:40 | 25/08/2015
O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, avaliou que, além do enfraquecimento da atividade doméstica, o temor com racionamento de energia no primeiro semestre do ano e preocupações com os desdobramentos da Operação Lava Jato influenciaram a redução do Investimento Direto no País (IDP) no ano até o momento. "O ritmo de atividade menor no País este ano e eventos não econômicos têm influenciado esses fluxos diretos", resumiu.

Pelos cálculos do técnico, houve uma redução de 33% nessa conta em 2015 até julho ante igual período do ano passado. "As operações intercompanhias diminuíram de forma significativa", comentou o chefe de departamento. De janeiro a julho de 2014, essa conta estava em US$ 23,700 bilhões e igual período deste ano sofreu diminuição para US$ 11,099 bilhões.

Maciel salientou, porém, que a nova taxa de câmbio torna o País mais atrativo nos próximos meses. Em relação à participação de companhias brasileiras, ele disse que há a continuidade da expansão lá fora. "A tendência dos últimos anos continua", considerou.

TAGS