PUBLICIDADE
Notícias

Renda média real de ocupados recua 1,5% em junho ante maio, diz Seade/Dieese

11:00 | 26/08/2015
O rendimento médio real dos ocupados na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) caiu 1,5% em junho ante maio, para R$ 1.928,00, mostrou Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada nesta quarta-feira, 26, pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A renda média real dos assalariados, por sua vez, recuou 0,4% no período, para R$ 1.953,00.

De acordo com a Fundação Seade, nos dois os casos, a retração da renda média real se deu em decorrência de quedas nos rendimentos médios e no nível de ocupação. Na passagem de maio para junho, a massa de rendimentos dos ocupados recuou 1,8%, enquanto a dos assalariados caiu 1,1%.

Na comparação com junho de 2014, houve quedas dos rendimentos médios reais dos ocupados e dos assalariados, de 6,0% e 5,0%, respectivamente. Com isso, as massas de rendimentos de ambos também recuaram: 6,3% e 4,3%, nesta ordem.

De acordo com o relatório, no caso dos ocupados, a queda na massa de rendimento é reflexo, principalmente, da redução do rendimento médio real e, entre os assalariados, exclusivamente devido ao recuo do salário médio real, já que o nível de emprego variou positivamente, observa a instituição.

TAGS