PUBLICIDADE
Notícias

Protótipo de 'chave-bafômetro' impede motorista alcoolizado de dirigir

Conforme um dos desenvolvedores da chamada Safe Key, as partículas do sopro do motorista são analisadas em menos de um segundo

17:38 | 26/08/2015
NULL
NULL

A agência de publicidade Isobar e a Fiat desenvolveram a Safe Key (chave segura), um protótipo de 'chave-bafômetro' que impede o funcionamento do motor, caso o condutor apresente resquícios de álcool no hálito.

O dispositivo nada mais é que um chave-canivete especial, com bafômetro integrado. A parte metálica da Safe Key só é liberada após o sopro do usuário do veículo. Segundo a Isobar, as partículas são analisadas em menos de um segundo.

Caso o protótipo detecte traços de álcool, a chave se conecta automaticamente ao smartphone do condutor, abrindo um aplicativo de táxi. Em seguida, uma mensagem SMS é enviada para um contato pré-cadastrado.
[SAIBAMAIS 3]
Além de servir como alerta aos motoristas, o dispositivo inibe o uso da direção sob o efeito do álcool, evitando o número de mortes no trânsito.

A condução alcoolizada causa milhares de acidentes anualmente no Brasil. Só em 2014, foram registrados mais de 7 mil acidentes relacionados ao consumo de bebida álcoolica no País.

O projeto foi o único brasileiro entre os finalistas do Innovation Lions, competição de inovação do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, realizado na França anualmente.

A expectativa é que o dispositivo de segurança chegue ao mercado no ano que vem.

[VIDEO1] 

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online
TAGS