PUBLICIDADE
Notícias

Projeto de lei pretende liberar diesel para carros de passeio

Conforme texto de autoria do senador alagoano Benedito de Lira, o uso do combustível tem como intuito incentivar o desenvolvimento do biodiesel no Brasil

18:15 | 27/08/2015
NULL
NULL
O projeto de lei 84/2015, de autoria do senador Benedito de Lira (PP-AL), pretende derrubar a portaria 23/1994 do Departamento Nacional de Combustíveis (DNC), que veta o uso do diesel em carros de passeios.

Subsidiado pelo governo no Brasil e muito utilizado em carros de passeio na Europa, o combustível derivado do petróleo atualmente está liberado apenas para transporte coletivo, carga ou off-road com capacidade acima de 1 mil kg.

No texto do projeto, o senador ressalta as vantagens dos motores a diesel, considerando que se tornaram mais silenciosos, menos poluentes e mais viáveis economicamente, após avanços registrados nos últimos anos.

Outro fator abordado no projeto é que o uso do diesel em carros de passeio estimularia o desenvolvimento do biodiesel (alternativa ao diesel), produzido a partir de óleos vegetais. O biodiesel poderia vir, inclusive, a reduzir a dependência do petróleo no Brasil.

>> Leia mais sobre carros e motos.
Redação O POVO Online
TAGS