PUBLICIDADE
Notícias

PMI da indústria da Grécia recua a 30,2 em julho, recorde de baixa

09:30 | 03/08/2015
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria da Grécia caiu de 46,9 em junho para 30,2 em julho, recorde de baixa na pesquisa, informou a Markit em seu site. Com isso, a leitura ficou muito abaixo da marca de 50,0, que separa contração da expansão nessa pesquisa.

Em julho, houve "uma queda sem precedentes em novas encomendas e dificuldades na compra de matérias-primas", diz a Markit em seu comunicado. A queda na produção foi puxada pelo setor de bens de capital, mas também houve recuos importantes na produção de bens intermediários e de consumo.

O economista Phil Smith, da Markit, comenta no comunicado que a produção do setor industrial grego "entrou em colapso em julho", diante da crise da dívida do país. As empresas registraram uma queda recorde nas novas encomendas e em muitos casos não conseguiram adquirir os insumos necessários para manter os negócios, "particularmente vindos do exterior, com o fechamento dos bancos e as restrições de capital dificultando muito a atividade normal de negócios", afirma Smith. Segundo ele, ainda que a indústria represente apenas uma proporção modesta da economia grega, a magnitude da queda "envia um sinal preocupante para a saúde da economia como um todo".

TAGS