PUBLICIDADE
Notícias

PF apreende 300 mil para-brisas chineses

15:50 | 19/08/2015
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 19, a Operação 300, contra a importação fraudulenta de para-brisas laminados de veículos para posterior comercialização dos produtos em todo o País. Os federais apreenderam 300 mil para-brisas importados da China.

As peças entravam no Brasil pelo Porto de Santos e seguiam para o entreposto da Receita em Guarulhos, para procedimento de desembaraço alfandegário.

Os preços lançados nas notas fiscais eram subfaturados. Após os trâmites formais, os materiais eram enviados para um galpão em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, que não pertencia à empresa importadora, e diferente da indicada nos documentos de importação. Desse local, seguiam para outros seis galpões, também clandestinos, para posterior distribuição pelo Brasil.

A PF informou que Operação 300 "faz referência aos guerreiros espartanos, os quais simbolizam os esforços no combate à criminalidade".

Segundo a PF, além do crime de descaminho, há suspeitas de que os para-brisas não atendam aos requisitos de segurança exigidos pelo órgão regulamentar do setor, "o que pode causar sérios riscos à segurança dos ocupantes que utilizam os veículos". Amostras serão submetidas a exames periciais para aferição da qualidade e análise de risco aos motoristas.

A Operação 300 cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em cinco galpões e sete mandados de condução coercitiva. Os sete investigados serão indiciados por descaminho e associação criminosa.

TAGS