PUBLICIDADE
Notícias

Pesquisa TNS revela que 65% dos brasileiros estão pessimistas com o futuro

12:25 | 20/08/2015
Estudo da agência de pesquisas TNS divulgado durante o evento "Panorama Atual do Mercado Automobilístico Brasileiro", promovido pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), mostra que 65% dos brasileiros estão pessimistas com o futuro e isso impacta diretamente o setor automotivo. No ano passado, esse nível era de 47%.

Segundo Isabelle Rio-Lopes, diretora automotiva da TNS, 71% dos entrevistados consideram a situação do País ruim ou péssima, ante 34% em 2014. Já 86% acham que desemprego vai aumentar nos próximos meses. "Quase 84% não estão propensos a fazer financiamentos em 2015, e 71% declaram que têm dívidas. Para 46%, essa situação afeta a questão do transporte", apontou.

De acordo com ela, já é possível observar uma mudança no comportamento dos brasileiros, inclusive com limitação no uso do carro, especialmente na classe C. "Os consumidores estão atrasando a compra do carro novo ou indo para o usado", afirma.

Já Roberto Dagnoni, diretor-executivo da Unidade de Financiamentos da Cetip, apontou que o total de financiamentos de veículos este ano caiu 11%, sendo 10,3% em comerciais leves, 8,4% em motos e 29,5% em pesados. Ele também apontou que as três principais montadoras do País (Fiat, GM e Volkswagen) perderam participação de mercado desde 2011, o que muda bastante a dinâmica de competição, acesso, preço e qualidade de produto.

TAGS