PUBLICIDADE
Notícias

Ministro do Japão vê panorama positivo para economia do país

10:40 | 26/08/2015
O ministro da Economia japonês, Akira Amari, disse nesta quarta-feira que os fundamentos da economia global estão "firmes", apesar da queda recente nos mercados, pedindo que os investidores ajam "com calma". As condições econômicas do Japão permanecem "firmes", acrescentou ele.

Ainda precisa ser avaliada a precisão das previsões do ministro, mas é possível lembrar que autoridades japonesas anteriormente minimizaram crises econômicas, particularmente em seus estágios iniciais. Em agosto de 2007, quando o mercado imobiliário dos EUA começava a implodir, o ex-ministro das Finanças Koji Omi declarou que o pior dos problemas estava superado. Em setembro de 2008, questionado sobre o impacto do colapso do Lehman Brothers na economia japonesa, o ministro da Economia Kaoru Yosano disse que seria o equivalente a "uma picada de abelha".

As declarações refletem o senso de dever das autoridades de acalmar os mercados. Depois das crises, porém, surgiram questionamentos no país sobre a capacidade de compreensão de autoridades e de parlamentares e sua habilidade para prever a profundidade dos problemas. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS