PUBLICIDADE
Notícias

Junta Orçamentária discute medidas para aumentar receitas em 2016

16:45 | 19/08/2015
A reunião da Junta Orçamentária que está sendo realizada nesta tarde de quarta-feira, 19, no Palácio do Planalto, tem foco nas medidas em estudo no governo para aumentar as receitas em 2016. Além de vendas de ativos, o governo avalia adotar novas medidas de elevação da carga tributária para fechar as contas no ano que vem. As medidas precisam ser fechadas para a apresentação da proposta de Lei Orçamentária de 2016, que será encaminhada ao Congresso Nacional no final do mês.

Essa é a terceira reunião da Junta Orçamentária nesta semana. Dessa vez, a presidente Dilma Rousseff tem mantido reuniões com antecedência para definir a proposta a ser encaminhada ao Congresso, que contará com medidas impopulares, como o corte de programas de governo e despesas obrigatórias.

Um dos maiores problemas para o governo fechar o projeto de Lei Orçamentária é a projeção de Produto Interno Bruto (PIB). A pesquisa Focus desta semana indicou uma queda de 0,15% em 2016.

Analistas do mercado financeiro apontam que o governo não deve trabalhar com um parâmetro de PIB negativo na elaboração do Orçamento. O próprio ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse ontem não acreditar que a economia brasileira caminha para dois anos seguidos de recessão. "Eu acho que não, acho que a economia brasileira, com tudo que ela tem, com a diversidade de empresas, pessoas querendo trabalhar, a gente tem como vencer e não ter mais recessão no ano que vem", disse Levy, durante entrevista exclusiva ao Jornal da Record.

TAGS