PUBLICIDADE
Notícias

Japão diz que recuperação econômica é desigual e corta previsão para exportações

08:05 | 26/08/2015
O governo japonês afirmou que a economia do país está se recuperando moderadamente, ainda que o ritmo da melhora seja desigual. Em seu relatório econômico mensal para agosto, publicado nesta quarta-feira, o governo melhorou sua avaliação para a construção de moradias, mas reduziu suas previsões para exportações, consumo privado e importações, além de rebaixar sua avaliação da economia global pela primeira vez em três anos. Também manteve inalterada sua visão geral sobre a economia.

Indicadores divulgados neste mês mostram que a economia japonesa sofreu contração no segundo trimestre do ano. A mais recente onda de vendas de ações pelo mundo, inclusive no Japão, e a valorização do iene reforçaram algumas especulações de que o governo de Tóquio pode lançar em breve estímulos econômicos.

A descrição da economia no relatório de agosto, porém, parece ser mais otimista que a do documento de outubro, que reconheceu a fraqueza na economia e foi seguido por mais afrouxamento monetário pelo Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês).

O governo admitiu agora, porém, que há um risco de piora, diante da desaceleração em economias do exterior, e disse que a cautela é necessária, ante a recente volatilidade nos mercados financeiros.

"A economia japonesa e a global estão em posição firme. Nós não estamos antecipando qualquer impacto imediato [das quedas dos mercados], mas devemos fazer análises sóbrias dos movimentos", disse uma autoridade do governo durante entrevista coletiva. Outra fonte do governo afirmou que a desaceleração chinesa afeta negativamente seus parceiros comerciais da região, como Taiwan e Tailândia, os dois países que sofreram revisão para baixo nas previsões japonesas. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS