PUBLICIDADE
Notícias

Grécia e credores chegam a acordo "em princípio" sobre novo pacote, diz UE

08:55 | 11/08/2015
Uma porta-voz da Comissão Europeia afirmou que a Grécia e seus credores chegaram no início desta terça-feira a um acordo "em princípio" sobre o novo pacote de ajuda financeira ao país. Caso seja ratificada a iniciativa, será liberado até 86 bilhões de euros (US$ 94,76 bilhões) para ajudar Atenas nos próximos três anos. De acordo com uma fonte do governo grego, o pacote será de entre � 82 bilhões e � 86 bilhões.

As declarações da porta-voz europeia foram dadas após comentários similares de uma autoridade grega. O país precisa assegurar mais fundos para evitar um default em um pagamento de 3,2 bilhões de euros em bônus para o Banco Central Europeu (BCE) até o dia 20.

A porta-voz da Comissão Europeia não quis comentar o conteúdo do documento nem os pontos que ainda precisam ser decididos. Ela ressaltou também que o acordo no nível técnico ainda precisa da aprovação dos governos da zona do euro. "O que não temos no momento é um acordo político", afirmou.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, falou na segunda-feira com o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, e com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras. Nesta terça-feira, Juncker conversará com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o presidente da França, François Hollande, disse a porta-voz.

Na tarde desta terça-feira, autoridades dos ministérios das Finanças da União Europeia terão uma teleconferência para discutir o acordo entre a Grécia e as instituições. Caso o resultado das conversas seja positivo, os ministros das Finanças da zona do euro devem se reunir em Bruxelas na sexta-feira para aprovar o acordo. O documento então precisará ser votado por vários Parlamentos nacionais, incluindo o da Alemanha.

Autoridades gregas disseram que planejam encaminhar um projeto de lei sobre as medidas de reformas e cortes de gastos previstas no acordo ao Parlamento de Atenas na noite desta terça-feira. Eles querem aprovar essas medidas no comitê econômico parlamentar na quarta-feira, para realizar a votação final sobre o pacote já na quinta-feira.

O avanço nas negociações, que duraram semanas, ocorre após uma sessão de conversas que durou mais de 18 horas e chegou à manhã desta terça-feira.

Uma autoridade grega disse que Atenas e seus credores concordaram que a Grécia deve ter como meta um déficit orçamentário primário de 0,25% de sua produção econômica em 2015, seguido de superávit de 0,5% no ano seguinte e de superávit primário de 1,75% em 2017. Até 2018, o superávit primário da Grécia precisa chegar a 3,5%, disse a fonte. O superávit primário não contabiliza o pagamento de juros sobre a dívida do governo.

Um dos pontos que não está ainda claro é qual será o envolvimento do Fundo Monetário Internacional (FMI) no pacote. A porta-voz da Comissão Europeia disse que o staff do FMI também assinou o acordo preliminar, mas o Fundo já disse que não pode se comprometer com novos empréstimos até que os governos da zona do euro adotem passos para reduzir o endividamento grego e que o governo de Atenas demonstre seriedade nas reformas e nos cortes orçamentários. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS