PUBLICIDADE
Notícias

Governo vai se desgastar ao debater CPMF e talvez nem colha resultados, diz Cunha

12:20 | 27/08/2015
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), afirmou nesta quinta-feira, 27, que é pessoalmente contrário ao retorno da CPMF. "Da minha parte eu sou contrário à volta da CPMF. Acho pouco provável que aprove aqui na Casa, mas, se eles mandarem, o processo vai tramitar. Mas vejo pouca possibilidade de aprovar", afirmou em entrevista coletiva, após participar da abertura da Comissão Geral no Plenário da Câmara, que recebe o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

Descartada no início do ano, a proposta de volta da CPMF tem ganhado força no governo para fechar as contas em 2016. Para Cunha, o tema é negativo para o Planalto. "O governo terá um desgaste neste debate de tal natureza, sem colher resultados... Não sei se vale a pena para ele", afirmou.

O presidente da Casa lembrou que em 2007, quando o imposto foi extinto, tentou-se criar uma contribuição semelhante, que foi derrubada pelo Senado. "Não conseguiu ter votos no momento em que o governo tinha uma base muito forte e a economia estava melhor que hoje", comentou. "Acho pouco provável a gente querer resolver o problema de caixa achando que temos que cobrar mais da sociedade em impostos", disse.

Segundo o presidente da Câmara, a solução para o problema de caixa "é retomada da confiança para a retomada da economia". Questionado se um eventual apoio de governadores poderia dar mais força ao retorno do imposto, Cunha disse que não ver mudanças. "Não vejo que muda nada, temos que ajudar os governadores e estamos ajudando para que não se tenha mais despesas para eles. Mas o mesmo princípio que vale para a União, vale para os Estados: não é aumentando impostos que se resolve problemas dos Estados e da União", disse.

TAGS