PUBLICIDADE
Notícias

FGV: Confiança da Construção fica estável em agosto ante julho, em 70,8 pontos

09:05 | 27/08/2015
O Índice de Confiança da Construção (ICST) permaneceu estável em agosto na comparação com julho, em 70,8 pontos, na série com ajustes sazonais, divulgou nesta quinta-feira, 27, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado sucede quedas de 3,9%, em julho, de 0,4%, em junho, e de 4,3%, em maio. Na comparação com agosto de 2014, o índice caiu 31,6%.

Mesmo com a estabilidade do indicador, a percepção dos empresários sobre a situação atual dos negócios continuou piorando, avalia Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV. "A rapidez da queda tem sido significativa e está se refletindo no mercado de trabalho. Com os novos cortes no PAC, os atrasos no MCMV e a paralisia do mercado imobiliário, o cenário deverá continuar difícil para os próximos meses", afirmou, em nota.

Em agosto, a estabilidade do índice em relação a julho decorreu da piora da percepção do empresariado em relação à situação corrente e da compensação deste movimento, com a melhora da perspectiva futura dos negócios.

O Índice da Situação Atual (ISA) teve recuo de 0,9%, em agosto, passando a 56,4 pontos. O Índice de Expectativas (IE), por sua vez, subiu 0,7% no período, para 85,2 pontos.

A retração do ISA foi influenciada pelo componente que mede o grau de satisfação das empresas com a situação atual dos negócios, que teve queda de 5,6%, em agosto, para 53,5 pontos, o menor nível da série iniciada em julho de 2010. Já no IE, a reação percebida foi influenciada pelo indicador que mede as perspectivas em relação à evolução da situação dos negócios para os próximos seis meses, que avançou 2,8% em agosto, após retração de 7,9%, em julho, atingindo 91,0 pontos.

TAGS